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Tudo sobre o karatê Shotokan

KarateCujubim

SIGNIFICADO DOS KATÁS SHOTOKAN

Katá, em sua forma literal, significa forma. São sequências lógicas de defesas, ataques e esquivas, nas quais o atleta pratica uma luta imaginária, mas objetivando adversários reais.

Os katás são uma forma de memorizar, desenvolver e praticar as técnicas aprendidas durante os treinamentos. Mais do que uma simples sequência de movimentos coordenados, o katá proporciona o desenvolvimento da força, do vigor físico, da concentração e do equilíbrio físico e mental.

HEIAN (Mente Tranqüila / Paz e Tranqüilidade): Há cinco formas de Heian contendo uma grande variedade de técnicas, sendo quase todas relacionadas a posturas básicas. Alguém que tenha aprendido estas cinco formas pode estar seguro que é capaz de defender-se com muita habilidade na maioria das situações. O significado do nome deve ser levado em consideração neste contexto. Observa-se que as formas indicadas aqui como Shodan (primeira) e Nidan (segunda) estão inversas em relação à sua ordem tradicional. Esta mudança foi introduzida após considerar seus vários pontos de dificuldade e facilidade para o ensinamento.


Heian Shodan - Paz e Tranquilidade (Nível um) - 21 movimentos


Heian Nidan - Paz e Tranquilidade (Nível dois) - 26 movimentos


Heian Sandan - Paz e Tranquilidade (Nível três) - 20 movimentos


Heian Yondan - Paz e Tranquilidade (Nível quatro) - 27 movimentos


Heian Godan - Paz e Tranquilidade (Nível cinco) - 23 movimentos


TEKKI (Andar A Cavalo / Cavaleiro de Ferro): O nome refere-se à característica distinta deste Katá que é sua postura Kiba-dachi, como montar a cavalo. Neste as pernas são fortemente posicionadas bem abertas, como se fosse para sentar no dorso de um cavalo, e a tensão é aplicada nas bordas externas das solas dos pés com a sensação de concentrar a força em direção ao centro.


Tekki Shodan - Cavaleiro de Ferro (Nível inicial) - 29 movimentos


Tekki Nidan - Cavaleiro de Ferro (Nível dois) - 24 movimentos


Tekki Sandan - Cavaleiro de Ferro (Nível dois) - 36 movimentos


BASSAI (Romper a Fortaleza): esta forma de Katá contém repetidas mudanças dos braços de bloqueio, movimentos representando a sensibilidade para alterar uma posição de desvantagem para uma vantajosa, uma sensação que sugere determinação, como se fosse aquela necessária para invadir a fortaleza do inimigo.


Bassai-Sho - Romper a Fortaleza (Pequeno) - 29 movimentos


Bassai-Dai - Romper a Fortaleza (Grande) - 42 movimentos


KANKU (Contemplar o Céu): O nome deste Katá derivou-se originariamente do mesmo introduzido por Ku Shanku, integrante do exército Chinês. O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual levanta-se as mãos e olha-se para o céu. Kan significa contemplar e compreender algo mais como um artista. Kuu, kara ou vazio pode significar o universo. Dai significa grande e Sho significa pequeno, mas é possível interpretar uma dualidade, mundo exterior e mundo interior.


Kanku-Sho - Contemplar o Céu (Pequeno) - 47 movimentos


Kanku-Dai - Contemplar o Céu (Grande) - 65 movimentos


JUTTE / JITTE (Dez Mãos): Nas formas remanescentes pertencem ao estilo Shorei, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do estilo Shorin. A postura é bastante audaz. Proporcionam um bom condicionamento físico, embora sejam difíceis para iniciantes. O nome Jutte sugere que alguém que tenha aprendido este Katá é tão eficiente como dez homens de uma só vez.(24 movimentos)


HANGETSU (Meia-Lua): Nos movimentos para frente, neste Katá, são descritos semicírculos comas mãos e os pés de maneira característica, sendo seu nome derivado deste fato. (41 movimentos)


ENPI (O Vôo Da Andorinha): A movimentação característica deste Katá é o ataque a um nível mais acima do solo. Na seqüência segura-se o opoente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o vôo rápido e ágil da andorinha. (37 movimentos)


GANKAKU (Grou Sobre a Rocha): A característica deste Katá é a postura em uma só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça pousada em total equilíbrio em uma pedra, prestes a lançar-se sobre a sua vítima. (42 movimentos)


JION (Amor e Gratidão): Este é o nome original e tem aparecido freqüentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos. O Jionji é um famoso velho templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere que o Katá tenha sido introduzido por alguém identificado com o Templo Jion, assim como o nome Shorin-ji Kempo deriva de uma relação com o Templo Shorin. (Possui 47 movimentos)


CHINTE (Mãos Estranhas / Extraordinárias): Esse Katá se caracteriza pela abundância de técnicas circulares apoiadas nos ombros e técnicas com as mãos abertas. É um kata de defesa pessoal a curta distância, sendo muito praticado pelo sexo feminino, por incluir técnicas de grande eficácia que não precisam de muita força física. (Possui 34 movimentos)


UNSU (Mãos de nuvens / Separando as nuvens): O Katá com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências Chinesas neste Katá sugerem que tenha sido certamente em continente chinês. O nome usado em Okinawa é Unshou e significa Defesa Contra A Nuvem, ou seja, mesmo se seus inimigos cercarem você como uma nuvem, com certeza você os vencerá se tiver aprendido o Unsu. (53 movimentos)


SOCHIN (Espírito Inabalável): Sua base se caracteriza pelo Sochin dachi e Fudo dachi, que deu nome ao Katá, que se reforça no sentido horizontal e vertical, como se criassem raízes no chão. É necessário flexionar bem os joelhos, avançando o cento de gravidade à frente para poder bloquear o ataque do adversário e contra atacar com grande potência. (Possui 37 movimentos)


NIJUSHIHO (Vinte e Quatro Passos): Sua origem e criador são incertos. Em muitos pontos é muito parecido com o Unsu. Seu início possui técnicas em rítimos únicos e sua peculiaridade é o ataque de Enpi em cinco sentidos diferentes e diversas técnicas de ataque de punho.Finaliza em Sanchin-dachi, concentrando o kime e a respiração. (25 movimentos)


GOJUSHIHO-DAI (Cinqüenta e quatro passos (Grande)): Consiste em técnicas superiores de mãos abertas e contra-ataque de ambas as mãos na clavícula. A diferença do Gojushiho-Sho é que o ataque é Shihon Nukite, mas no geral são muitos parecidos, e suas técnicas devem ser bem aprimoradas para não serem confundidas. Com técnicas suaves e fluentes, posturas que exigem equilíbrio e movimentos giratórios. É exigido muita habilidade de quem o executa para que seja executado de maneira eficaz. (62 movimentos)


GOJUSHIHO-SHO (Cinqüenta e quatro passos (Pequeno)): Reúne uma grande variedade de técnicas superiores desde seu início; uma série de ataques nas costelas, defesa contra Bo (bastão). Recomendado seu estudo por faixas pretas. (55 movimentos)


MEIKYO (Espelho da Alma): Este é um Katá muito misterioso. Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karatê de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Amaterasu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a Dança da Guerra do lado de fora da caverna. A Dança Da Guerra foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como O Espelho da alma. O nome antigo para Meikyo era Rohai, o qual está agora voltando a ser usado. (33 movimentos)


JIIN (Amor e Proteção): Provavelmente tem origem de Tomari-te e seu antigo nome era Shokyo. Pertence ao mesmo grupo do Jitte e Jion. Não é um Katá muito praticado e Funakoshi ensinou pouco a seus alunos, mas exige alto nível de estudo. (34 movimentos)


WANKAN (Coroa Real): Explora o kyo (falha física ou mental) do adversário. Esse Katá tem pouconúmero de kyodos e os movimentos são discretos, portanto é considerado um Katá de muita dificuldade para expressar as três essências do Katá. (16 movimentos) Avarez